MKT PESSOAL

Posted by Daniele Santos e Ivan Toscano On sexta-feira, 19 de março de 2010 0 comentários
"Você nunca terá uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão” Anônimo

É possível conseguirmos sucesso através do nosso posicionamento pessoal através do marketing pessoal? Pelo que me parece sim, pois o tema vem se tornado unanimidade no que se diz respeito à colocação profissional no mercado de trabalho. Mas qual é o motivo de tanto interesse? Qual a razão de acharmos 2 milhões 120 mil sites e citações de marketing+pessoal no Google? Por que a maioria dos profissionais, empresários e professores concordam a respeito da importância de um plano de carreira pessoal para atingir o sucesso profissional?

Antes de dizer algo sobre marketing pessoal, é importante sabermos a origem desse tema: O Marketing. Dentro das várias definições, acho que as que mais convêm com o nosso tema, são essas: “Marketing é o conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor" (Dicionário Novo Aurélio). Segundo KOTLER "o Marketing é a capacidade de conquistar e preservar clientes e é muito mais que um departamento de vendas [...] é um processo ordenado e criativo de pensar e planejar para os mercados".

Trazendo essa definição para um contexto individual, o Marketing Pessoal surge como uma ferramenta imprescindível na diferenciação de um profissional no mercado de trabalho. Significa, tomar se do ponto de partida, de que você será a imagem de marca projetada, com o objetivo de desenvolver seu CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes), lançar-se no mercado de trabalho e sustentar o produto chamado VOCÊ em uma carreira de constante ascensão.

O marketing pessoal é uma ferramenta de valorização do ser humano em todos os seus atributos e características. Tom Peters, um dos mais respeitados nomes da Administração diz que "uma carreira profissional é um portfólio de projetos que lhe ensinam novas habilidades, lhe conferem novos conhecimentos especializados, aumentam seu rol de colegas e reinventam você, constantemente". Assim como produtos sofrem inovações e evoluções, nós também devemos passar pelo mesmo procedimento. Ele também citou a frase que resume o objetivo do Marketing Pessoal: “Hoje em dia, o mais importante, para quem quer trabalhar e fazer negócios, é ser diretor de marketing da marca chamada você”.

Portanto, Marketing Pessoal é divulgar sua imagem diante das oportunidades para que outros possam integrá-lo em seus planos. Na formação acadêmica, temos que explorar todas essas oportunidades, assim como: liderança de sala, empresa júnior, comissão de formatura, centro acadêmico, trabalhos, feiras, palestras, seminários e todos os eventos onde achar que a sua participação será indispensável e extremamente útil. Fazendo isso bem feito, todas as pessoas (colegas, professores, etc.) passaram a te enxergar com outros olhos e te encaixaram em seus planos sempre que for necessário.

Mas, não é só isso, diferente do que comumente se imagina, marketing pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim nos tornarmos pessoas melhores. Reconhecermos nossas deficiências e investirmos fortemente em nossas qualidades. Estamos cercados de meios de agregar valor em nossa marca, como livros, cursos, sites e revistas de incentivo ao desenvolvimento profissional, mas por falta de interesse ou incentivo, deixamos essas coisas de lado e perdemos o foco dos nossos objetivos, gastando e perdendo o tempo com futilidades, e quando isso acontece, é fatal, pois quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho o levará até lá.

Sendo assim, evite os exageros e seja ponderado, mas nunca esqueça esse conselho: “Aparentar ter competência, é tão importante quanto à própria competência”. Chuck Lieppe – Publicitário.

Guilherme Junqueira

Localização FOTO: Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-marketing-pessoal-na-formacao-academica/22462/

0 comentários to MKT PESSOAL

Postar um comentário