MKT E A PUBLICIDADE

Posted by Daniele Santos e Ivan Toscano On sexta-feira, 9 de abril de 2010 0 comentários
TV paga tem até 23% de publicidade.Pesquisa da Proteste foi enviada ao MP; Fox lidera tempo de comerciais, com 23% de sua programação comprometida.

Pesquisa da Proteste Associação de Consumidores, enviada ao Ministério Público Federal de São Paulo, aponta que, em média, o consumidor está submetido a 15% de publicidade durante a programação de TV paga. Foram monitorados cinco canais por assinatura no estudo: Fox, Nickelodeon, Sport TV, MTV e GloboNews. Esses canais foram escolhidos de forma aleatória, para abranger o público infantil, jovem e adulto.
Um dos dados destacados no levantamento é o fato de o canal infantil Nickelodeon ter ficado em segundo lugar entre os que mais têm publicidade. A preocupação da associação se explica pelo fato de haver no mercado uma grande discussão em relação à publicidade destinada a crianças, público mais vulnerável de consumidores. O estudo mostrou que a criança está exposta a uma carga maior de publicidade nos horários em que os pais geralmente estão fora de casa.
Para a Proteste, o resultado do estudo demonstra a necessidade de impor restrições para a publicidade em canais de programação infantil, por meio de regulamentação.
O envio da pesquisa ao MP é justamente para propor mecanismos para que seja respeitado o direito do consumidor que paga pela programação. “Não podemos ser coniventes com o aumento gradual do tempo de veiculação de publicidade como constatamos, em prejuízo do consumidor, que tende a pagar mais por publicidade do que por programação”, avalia Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste. A principal fonte de recursos das operadoras de TV paga provém da assinatura dos serviços, o que justificaria a fixação de um limite para veiculação de publicidade em percentual inferior ao estabelecido para a radiodifusão.
Hoje não há limite para veiculação de publicidade nos canais fechados. Uma proposta de fixação de 12,5% do total diário da programação e de 25% a cada hora para a publicidade pelas TVs por assinatura chegou a fazer parte do projeto de lei PL 29 em tramitação na Câmara. Mas este limite foi derrubado na comissão de Ciência, tecnologia, Comunicação e Informática. Para a TV aberta o Código Brasileiro de Telecomunicações prevê limite de 25% da grade de programação para veiculação de publicidade.
Resultado
Em primeiro lugar aparece a Fox, com 23% de sua programação com comerciais publicitários. Na sequência aparecem Nickelodeon, com 19,64%; MTV, com 15,7%; Sport TV, com 14,9%; e GloboNews, com 13,2%.
Foi gravada toda a programação transmitida nos dias 03 e 04 de março, durante 24 horas, por uma empresa de monitoramento de TVs, contratada pela Proteste.
Veja o resultado completo:
Canal/ Tempo programação / Tempo comerciais / Comerciais (% tempo total diário)

Globonews / 15:36:33 / 02:22:13 / 13,2%
MTV / 20:07:47 / 03:45:22 / 15,7%
Sport TV / 20:18:35 / 03:33:40 / 14,9%
Nickelodeon / 19:13:28 / 04:41:57 / 19,64%
Fox / 19:22:50 / 05:49:05 / 23,09%

Fonte: http://www.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=propmark&infoid=58196&sid=4

0 comentários to MKT E A PUBLICIDADE

Postar um comentário